[Exposição] Diálogo no escuro

Já se imaginou sendo guiada por um deficiente visual na total escuridão? Essa é a proposta da exposição da Unibes Cultural.



Antes de entrar na exposição tivemos que colocar nossos pertences em um armário, não é permitido a entrada de relógios e nem óculos (inclusive óculos de grau). Conforme você vai andando, mais escuro fica a ponto de você não conseguir enxergar nada. A primeira sensação que tive foi de desespero, tive medo de bater a cabeça ou tropeçar em algo, travei no lugar e não consegui mais andar até que o guia chegou e disse que não precisava se preocupar que se tivesse algum degrau ele avisaria.


Lá dentro eles simularam vários ambientes, entre eles: parque, cachoeira, feira, farmácia, lojas, ruas e bar. Um dos ambientes que eu mais gostei foi o parque, você sentia a grama, ouvia as crianças brincando... e o que me deu mais medo foi a rua, sentimos na pele a dificuldade de um deficiente visual de atravessar a rua, não há segurança nenhuma! O guia nos disse que há 5 sinais de trânsito adaptados que emitem um som sinalizando que é seguro atravessar a rua, porém apenas 2 funcionam em São Paulo (que absurdo!).




Por ultimo fomos em um bar pedir algo para comer/beber, dentre as opções eu pedi um suco surpresa (para tentar adivinhar o sabor). Sentamos em uma mesa e começamos a fazer perguntas ao nosso guia sobre como era lidar com a deficiência, foi uma conversa descontraída, sem duvida uma das melhores partes da exposição. 


Diálogo no escuro não tem como objetivo te mostrar as dificuldades de uma pessoa cega e sim nos fazer entender que os outros sentidos também são importantes. Muitas das vezes esquecemos de "ouvir", de "cheirar" e de "sentir". Nos primeiros minutos eu fiquei perdida, mas depois já conseguia guiar as outras pessoas e mesmo não enxergando eu sabia que tal pessoa estava do meu lado só pela respiração dela (louco isso, não?).


Se você é de São Paulo recomendo muito essa exposição, vale a pena ;D


Informações Gerais: 


Valor: 24 reais- Segunda, Quarta e Quinta

            30 reais- Sexta e Sábado
            Terça feira é de graça!

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 "Ao lado do metrô Sumaré"

Sumaré- São Paulo- SP

A temporada vai até dia 17/06/2016


Para mais informações entre no site da exposição


65-

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário