Resenha: O Amuleto

Título: O amuleto
Autor: Kazu Kibuishi
Editora: Fundamento
Nota:                                          Onde comprar: Link

Opinião sobre o livro:

Emily, Navin, David, Karen, Silas e Miskit, formam o elenco principal de personagens que protagonizam a história do primeiro livro da série O AMULETO, chamado O Guardião Da Pedra.

A história se desenvolve dois anos após os irmãos Emily e Navin perderem o pai (David) em um acidente de carro. Eles se mudam com sua mãe Karen para uma antiga casa da família que pertenceu a Silas, bisavô dos irmãos. Em meio a faxina, Emily decide explorar os cômodos da casa e descobre a antiga biblioteca de Silas onde encontra um amuleto com poderes até então desconhecidos.

Durante anoite, a família acorda com um barulho vindo do porão e ao averiguarem o que emanava aquele som, Karen acaba sendo capturada por um monstro. Os irmãos vão a busca da mãe guiados pelo colar que os leva para um mundo paralelo fantástico onde encontram Miskit, que os defende de um vilão que os persegue em busca do colar que está com a garota e os leva até a casa onde vive seu desaparecido bisavô Silas, que em seu leito de morte, revela à Emily que ela é a escolhida para concluir a missão que ele nunca conseguiu e que ela terá que fazer uma escolha: aceitar o poder do amuleto e salvar não só sua mãe mas também os habitantes de uma cidade inteira ou desistir de tudo, porém, ambas as escolhas a forçará a assumir consequências, sendo assim, ela opta por seguir em frente e com ajuda de Miskit e outros assistentes de Silas, ela e o irmão conseguem resgatar a mãe, mas, agora precisam partir novamente em busca do antídoto para a cura da infecção causada pelo mostro.


Com um roteiro muito bem desenvolvido, O AMULETO já foi indicado a prêmios como o AISNER (Considerado a mais importante premiação de histórias em quadrinhos). Alguns dizem que o autor Kazu Kibuishi se baseia e se prende a muitos clichês, eles realmente existem, mas não afetam negativamente a história, pelo contrário, são tão bem trabalhados que acabam enriquecendo a trama.

Graficamente falando, a obra é encantadora. A mistura de traços de Kazu entre personagens e cenários e a incrível aplicação de cores, transportam o leitor para o mundo fantástico onde a história se desenvolve, aliás, cada cena de página inteira ou página dupla é uma obra de arte a parte.

Pontos positivos: Apesar de ser um produto infanto-juvenil, a obra é madura o suficiente para agradar adultos sem qualquer constrangimento. Outro ponto positivo é que a editora Fundamento conseguiu colocar no mercado um produto com recursos gráficos e características comerciais de alto custo a um valor muito acessível, pois o livro de mais de 180 páginas coloridas em bom material e com bom acabamento custa menos de R$30,00.

Pontos negativos: No Brasil temos apenas os três primeiros volumes publicados, enquanto nos EUA o sexto volume já está a caminho. Outro ponto negativo, porém de menor relevância, é que alguns textos estão mal ajeitados dentro dos balões incomodando um pouco o visual.

Curiosidade: A história segue um ritmo linear, porém, entre as páginas 173 e 174, há uma passagem de tempo muito grande que não deixa claro como foi possível os personagens executar uma determinada ação. O que seria isso? Uma falha... Um ponto negativo... ou um esclarecimento reservado para os próximos volumes?


Veremos! ;)

Nota: Essa resenha foi escrita pelo meu primo Isaac Tiago, visitem o blog dele clicando aqui

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Uau! Parece ser bem interessante. Fiquei instigado a lei e adicionei a minha lista de desejos.

    Sou escritor nacional e se tiver interesse conheça meu blog:

    http://escritormichaeljosh.blogspot.com.br/

    E também o blog do meu trabalho mais recente:
    http://seraqueeraamor.blogspot.com.br/

    Abraços literários

    ResponderExcluir
  2. Hola!
    Parece ser bem Interessante.
    Abraços
    ★ Que pases un buen Martes ❤.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei morrendo de vontade de ler, adoro histórias assim e suas resenhas são excelentes! Beijinhos <333
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir