Resenha: Uma longa queda

Título: Uma longa queda
Autor: Nick Hornby
Editora: Companhia das letras
Nota:                                           Onde comprar: LINK
Minha opinião sobre o livro:

Quatro pessoas diferentes tomam uma mesma decisão: o suicídio. Martin Sharp, Maureen, J.J e Jess se encontram em um alto edifício em Londres. Prestes a acabarem com as suas vidas o inesperado acontece: eles se unem e fazem um pacto no qual todos iriam se reunir no mesmo lugar no Dia dos Namorados para tentar o suicídio novamente. Nesse tempo, os quatro acabam se tornando amigos e reconfortando uns aos outros, até mesmo com palavras nada amigáveis.

Os personagens principais tem personalidades bem diferentes, principalmente Maureen e Jess, enquanto uma é certinha e introvertida, a outra é extrovertida e não tem papas na língua. Jess parece não se importar se vai ferir ou não a pessoa, em algumas cenas eu até achava que ela gostava de magoar os outros e Maureen era uma presa fácil. No começo eu não me simpatizei com a Jess, na verdade, no começo eu não me simpatizei por nenhum deles porque não achei a razão por estarem cometendo suicídio uma ideia, digamos... justificável; algo sério, entende?


Veja bem, Martin tinha uma vida considerada perfeita, era famoso e tinha uma família maravilhosa, um certo dia apareceu nos jornais que ele tinha dormido com uma adolescente de 15 anos, sua vida deu uma reviravolta a partir dai, de um apresentador de um jornal bem sucedido virou um homem torturado pela humilhação. Minha opinião sobre isso: Quem mandou trair a esposa? Deu no que deu =P




Vamos falar sobre a Jess, a loirinha estilosa e pancada da cabeça é filha de um importante politico que não dá atenção suficiente a sua família, mas esse não é o único motivo pelo qual Jess é tão rebelde, sua irmã desapareceu do nada deixando todos muito abalados. Como eu disse, no começou eu não fui com a cara da personagem, mas aos poucos a armadura é quebrada e a loira se mostra mais amigável.

Agora é a vez de Maureen, que tem um filho com problemas mentais que o impede de comunicar e realizar tarefas do cotidiano, Matty depende 100% da mãe que está super esgotada. Talvez a justificativa do suicídio de Maureen seja a maior e a mais polêmica porque é muito triste uma mãe ver seu filho em uma situação dessa e não poder fazer nada, essa sensação de impotência é uma das piores que tem, mas também é muito triste uma mãe não sentir amor pelo seu filho e cuidar dele porque se importa com a opinião das outras pessoas e não com ele de fato.

E finalmente temos J.J, um entregador de pizza que tinha uma banda de rock que não deu certo. Analisando melhor, entre todos este é o que tem menos motivos para se suicidar e além disso seu motivos são rasos, soa como: "Minha banda não deu certo, meu namoro não deu certo, vou me matar mimimi".



Ao longo das páginas os quatro se tornam mais maduros e melhoraram as suas atitudes, você se envolve com a história e torce para que tudo dê certo. Já comentei em resenhas anteriores que adoro quando os personagens amadurecem ao longo da narrativa, esse foi um dos motivos de eu ter gostado do livro. É interessante dizer que nenhum dos quatro se tornam perfeitos, Hornby criou personagens muito reais e intensos, cheios de medos, inseguranças, intrigas e conflitos.

Uma longa queda pode soar como um livro de auto ajuda e realmente ele tem uma pitada do gênero, Nick Hornby nos dá uma lição de moral com humor auto-depreciativo abordando temas como a pedofilia, a depressão e problemas mentais. É um livro intenso e que nos faz refletir sobre as situações mais difíceis da nossa vida. Muitas pessoas se suicidam, uns por motivos não justificáveis, outros por problemas mais sérios, mas será que tirar a vida é o melhor caminho? Não seria melhor você enfrentar os seus medos, provar que você consegue vencer as dificuldades? O livro responde essa pergunta.

Recomendo Uma longa queda e recomendo também o filme. Como sempre o livro supera o filme, mas esta adaptação vale a pena assistir, por mais que tenha algumas modificações em suma foi fiel ao livro.





Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oiii fofa! Eu não conhecia nem o livro nem o filme, mas fiquei bem interessada. Gosto de livros com temas assim, ainda mais que você disse que é bem intenso.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou atrás neste momento!!!!

    http://tresvezesporsemana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir