Resenha: Os adoráveis

Título: Os adoráveis
Autora: Sarra Manning
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: LINK
Nota: 

Minha opinião sobre o livro:


Jeane é dona de um famoso blog chamado Adorkable onde posta seus looks excêntricos e seu jeito diferente de ver o mundo. Ela é considerada um ícone da moda, já ganhou vários prêmios, foi convidada para dar palestras, cobrir eventos, tem milhões de seguidores no twitter que a idolatram. Jeane é mega popular na internet, mas na escola são outros quinhentos, ela é taxada de “aberração ambulante” devido ao seu jeito diferente de se vestir e agir. A única pessoa que ela conversa na escola é seu amigo/namorado Barney que está tendo um caso com Scarlett, namorada de Michael Lee, o cara mais popular da escola. Isso faz com que Michael e Jeane se aproximem e perceberem que os opostos de atraem.

Devorei o livro em um dia, mesmo tendo 381 páginas, é que a história é tão envolvente que conseguiu me fisgar logo nas primeiras páginas, parecia que tinha um ímã porque foi difícil largar. Gostei da escrita da autora, com certeza vou procurar mais obras da Sarra Manning para ler. Manning escreve muito bem, faz com que os jovens, que são o público alvo do livro, se identifiquem com a história. Quem já não se sentiu diferente, como se não se encaixasse em lugar algum ou que se preocupasse com a aparência e a opinião dos outros?
 
Créditos da imagem: Editora Novo Conceito
Os adoráveis traz uma reflexão sobre as diferenças de cada um e como lidamos com isso. Quando vemos alguém vestido fora do comum taxamos de “estranho”, “esquisito”, gera uma certa repulsa e automaticamente nos afastamos da pessoa e a excluímos. Isso é errado! Cada um tem o direito de ser quem é e não ficar se reprimindo, fazendo o possível para ser aceito em algum grupo. Como diz a Jeane:

“Vocês não precisam ser ninguém além de quem vocês realmente querem ser. Algumas vezes nós esquecemos de que não há nenhuma lei que diz que é preciso ser o que os outros esperam que venham ser.”

Por falar em Jeane, ela é uma personagem excêntrica. Diferente de todas as garotas da escola (e das protagonistas de livros que já li) ela tem um jeito único de “lidar com a vida”, rsrs. Jeane não tem medo de ser quem é, não tem papas na língua e diz tudo que pensa. Tem um jeito especial de se vestir, é capaz de ir para escola com seus cabelos cor de chumbo, com sua blusa florida, casaco verde musgo, shorts de bolinhas, sapatilha roxa e sua amada meia calça laranja. O mais interessante é que ela não liga a mínima para opinião das outras pessoas, nem para Michael Lee, o cara que todas as garotas querem namorar.

“Eu tinha muitos amigos tanto dentro como fora da escola. Jeane parecia ter muito menos, a menos que você contasse as pessoas que a seguiam no twitter, e eu não contava. Verdadeiros amigos estavam ali por você, e eu pensei que podia tentar estar ali por Jeane.”

Michael Lee é o oposto de Jeane. Se relaciona com todos e é querido por todos, faz várias atividades extra curriculares, ajuda a família... é um garoto prodígio. É interessante ver a relação dos dois; definitivamente não é igual aos casais de livros adolescentes, Jeane tem uma personalidade muito forte e não abaixa a cabeça, mesmo quando está errada (o que irritou um pouco) e Michael não é de todo certinho e muito menos o bad boy. Mesmo com as diferenças os dois tem química e combinam muito bem.

Nota: Ambos narram o livro em capítulos alternados, o que nos permite ter uma visão mais ampla da história.

Nota2: Várias vezes é repetida a expressão: dork, como não sabia o que era resolvi pesquisar, ai está o significado: 

Dork - Uma classe de pessoa que não tem preocupação com a opinião do mundo sobre ele, e, portanto,  faz o que gosta quando e onde quiser, geralmente isso envolve a danças em público, sendo alegremente tema de piadas, ou qualquer outra ação que normalmente é embaraçoso para a maioria das pessoas. Um dork é alguém que não possui uma inteligência muito alta. Gosta de RPGs, computadores, fantasias e ficção. Muitas vezes acredita ser algum personagem fictício e age e se veste como tal. (Fonte: http://www.urbandictionary.com).

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Fiquei bem curiosa pra ler o livro, ainda mais sabendo que a escrita da autora é boa, parece muito bom.

    Bjo

    Pah -
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mylla, tudo bem?
    Ai, eu comecei a ler esse livro mas não deu. Não consegui engrenar na leitura e acabei deixando o livro de lado. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Olha, eu não dava muito por este livro, mas me apaixonei! Acho que eu me identificaria muito com a Jeane, apesar de não usar nenhuma meia laranja!

    Adorei a resenha! bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Li uma resenha tão negativa que desanimei.
    Não fiquei muito interessada, mas não descarto a leitura, quem sabe um dia...
    A NC fez uma ação falando sobre dorks, mas não sabia que seria nessa trama que eles seriam inseridos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mylla!
    Sabe que esse livro não tinha me interessado, mas sua resenha me fez ficar encantada com a premissa dele. Curiosa para saber como foram tratadas as diferenças, como as pessoas lidam com isso, para conhecer a protagonista excêntrica, amalucada e ímpar mais os capítulos que são alternados apresentando pontos de vista diversos. Ahh eu não tinha ideia do que fosse dork rsrs
    Parabéns pela excelente resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Já vi este livro em outros blogs! Fiquei curiosa para ler teste também!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, My! Em primeiro lugar preciso dizer que detesto essa capa; a original segue o mesmo padrão, mas não é tão feia quanto essa (pronto, falei). E, em segundo, a sinopse me fisgou. Acho que como você disse, todo mundo já passou por aquela fase em que não se encaixa, que se acha diferente de todos, e todo o mais. Acho que essa é uma leitura bem agradável, e envolvente. Estou bem curiosa para ler esse livro! Beijocas.

    ResponderExcluir